em 2014 – lineamentos da rede

Ao longo de 2014, houve uma série de discussões no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão – ProEx da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar com vistas à elaboração de um projeto de caráter extensionista que acolhesse uma demanda da sociedade encaminhada à universidade: dar continuidade, na cidade de São Carlos, à produção cultural prevista por políticas do Ministério da Cultura – MinC relativas aos Pontos de Cultura.

Inédita, a iniciativa tem exigido muita reflexão e tratamento jurídico específico, sobretudo porque, desde que começaram as análises e a tramitação de documentos entre UFSCar e MinC, novidades importantes aconteceram, como a aprovação da lei que estabelece o Sistema Nacional de Cultura – SNC, que exigiu acomodações de diversas ordens nos projetos que tramitavam.

Nesta altura, findos os trabalhos de implantação do SNC nas suas linhas fundamentais, ajustes finos têm sido feitos nos projetos a ele vinculados e, no caso do Projeto Rede Pontos de Cultura UFSCar – São Carlos, muito em breve teremos condições de dar encaminhamento à produção do edital de seleção e etapas subsequentes.

Até o momento, tivemos uma reunião pública na quarta-feira 17 de setembro de 2014 para expor o processo que se desenrolava, esclarecer sobre os procedimentos que viabilizam o referido projeto de extensão e ouvir os interessados.

A reunião pública

Cerca de 50 participantes, membros da comunidade universitária e agentes culturais de São Carlos, reuniram-se no Auditório da Reitoria da UFSCar para a apresentação do Projeto de Extensão Rede Universitária de Pontos de Cultura MinC-UFSCar, fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal de São Carlos, que vinha sendo desenhado e se transformaria, conforme as mudanças necessárias à viabilização das atividades, no Projeto Rede Pontos de Cultura UFSCar – São Carlos.

DSC_0032

O encontro de setembro de 2014 foi organizado pela Coordenadoria de Cultura da UFSCar e a Fundação de Apoio Institucional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FAI, com o intuito de informar aos interessados sobre o andamento das tratativas entre MinC e UFSCar e ouvir dos participantes suas expectativas.

Desde abril, a UFSCar vinha discutindo com o MinC um formato de parceria para a seleção de Pontos de Cultura na cidade de São Carlos. A partir daí, formou-se uma equipe com docentes da UFSCar e profissionais da FAI, que têm trabalhado na construção de um projeto para seleção e acompanhamento de Pontos de Cultura.

Essa primeira reunião pretendeu abrir espaço para os interessados em cultura na cidade de São Carlos saberem do processo, tirarem dúvidas e sugerirem ações. Conduzida pelo então Coordenador de Cultura da UFSCar, Wilson Alves-Bezerra, e pelo Assessor de Projetos Culturais da FAI, Diego Doimo, foi acompanhada também por uma consultora da atividade de extensão, Luciana Salazar Salgado, e pelo procurador jurídico da FAI, Marcelo Garzon.

Na ocasião, propôs-se a criação de um blog para divulgação de informes sobre o andamento do projeto e para estabelecer a comunicação com os interessados. Este é, portanto, um espaço que decorre desse primeiro encontro. Convidamos todos a ocupá-lo.

Em 2016

Novas tratativas aconteceram ao longo de 2015 e 2016, novas normativas foram instituídas no país, houve mudanças no Ministério da Cultura… o que exigiu novas acomodações do Projeto. Finalmente, agora, em 19 novembro, lançamos o edital, que dá início às atividades de constituição da rede.