Equipe

COORDENAÇÃO

Wilson Alves-Bezerra

Coordenador de cultura da UFSCar. Ingressou na universidade no ano de 2004 e desde então é professor de Departamento de Letras. É doutor em literatura comparada pela UERJ e mestre em literatura hispano-americana pela USP, onde também se graduou. No campo da extensão universitária, liderou a equipe que elaborou o Plano de Cultura da UFSCar (2015-2017): integração pela extensão universitária; coordenou os projetos Fórum de debates (2013-2014) e Ouvindo vozes. Literatura no rádio (2010-2012). Atua como resenhista de literatura latino-americana e tem colaborado com O Estado de S. Paulo, O Globo, El Universal (México) e Los inútiles (de siempre) (Argentina). Publicou os ensaios Reverberações da fronteira em Horacio Quiroga (Humanitas/FAPESP, 2008) e Da clínica do desejo a sua escrita (Mercado de Letras/FAPESP, 2012). É autor ainda de literatura: Histórias zoófilas e outras atrocidades (EDUFSCar / Oitava Rima, 2013). Traduziu autores latino-americanos como Horacio Quiroga (Contos da Selva, Cartas de um caçador, Contos de amor de loucura e de morte, todos pela Iluminuras) e Luis Gusmán (Pele e Osso, Os Outros, Hotel Éden, ambos pela Iluminuras). Sua tradução de Pele e Osso, de Luis Gusmán, foi finalista do Prêmio Jabuti 2010, na categoria Melhor tradução literária espanhol-português.

 

EQUIPE EXECUTIVA

Carla Regina Silva

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), possui aprimoramento profissional em saúde mental infanto-juvenil pela UNESP – Botucatu (2003), Mestre e Doutora em Educação PPGE-UFSCar (2007 e 2011). É docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional (2009) e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO (2015) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq – 2013). Membro da Coordenação do Plano de Cultura da UFSCar 2015-2017 integração pela extensão universitária. Coordenadora dos programas e projetos: Exposição Ética Estética Mais um Corre com artistas de rua (desde 2013), Direitos Humanos para Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação (2013); Tenda Cultural (2014), Arte, cultura, juventude e empreendimentos criativos (2014), Cultive: encontro de formação em produção cultural (2014); Diverso Cultural (2015), Memória Falada: história da população em situação de rua como patrimônio imaterial de cultura (desde 2015), EXPRESSÕES POTENTES DA JUVENTUDE NA ESCOLA PÚBLICA: ENCONTROS DE ARTE E CULTURA (2016) entre outros projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão, diretamente relacionados à cultura e demandas sociais.

Carolina Almeida Prado 

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou nos projetos: Talentos CREAS Pop (Arte e cultura com a população em situação de rua), Direitos Humanos para a Diversidade (Direitos Humanos, arte e cultura no CAPS, CAPS AD e CREAS Pop), Arte, Cultura, Juventude e Empreendimentos Criativos (mapeamento dos jovens artistas da cidade de São Carlos e participação na ACIEPE). Também realizou a pesquisa de iniciação científica “Jovens atores teatrais, o trabalho e a profissionalização da criatividade”, onde mapeou e traçou o perfil dos grupos teatrais da cidade de São Carlos (2013-2014) e mapeou e discutiu as Políticas Públicas Culturais Brasileiras com o enfoque em um grupo de teatro beneficiado por um PROAC (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq – 2013).

Jéssica Rodrigues Martins

Graduanda em Música pela Universidade Federal de São Carlos. Dentre as diversas práticas e vivências, destacam-se os projetos: Arte, Cultura, Juventude e Empreendimentos Criativos (mapeamento dos jovens artistas da cidade de São Carlos). Projeto Tenda Cultural. Diverso Cultural: Cultura, Juventude e Profissionalização da Criatividade. Atriz/criadora de teatro de rua, dentre muitos outros relacionados à arte, cultura, educação e política.

Marina Sanches Silvestrini

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos no ano de 2013. Tem experiência com projetos de ensino, pesquisa, extensão no campo da arte e cultura dentre os quais destacam-se: a curadoria da exposição Mais um Corre com a população em situação de rua; as oficinas do projeto Direitos Humanos para a Diversidade, a atuação como técnica de campo do projeto Arte, Cultura, Juventude e Empreendimentos Criativos (mapeamento, criação do site Mapa Arte Jovem e a ACIEPE); a atuação como agente cultural do Projeto Tenda Cultural. Trabalhou por dois anos no Programa de Medidas Socioeducativas de São Carlos. Atualmente é professora de dança do Estúdio K – Centro de Danças e mediadora de educação com foco em dança na ONG Estrela da Manhã. É supervisora do estágio de Terapia Ocupacional no campo de Cultura, na UFSCar. É especialista em Gestão Cultural e Economia Criativa pelo SENAC e tem formação como bailarina. É membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq – 2013).

Renato Aurélio Locilento

Arquiteto Urbanista da Coordenadoria de Cultura da UFSCar, graduado pela PUC de Campinas e mestre pela USP de São Carlos. É docente e coordenador de TGI do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP de São Carlos. Foi diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Pró-Memória de São Carlos (2009-2012) e representante, pela mesma instituição, no Conselho Municipal de Cultura (2009-2011). Representante da região central no Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP (2011-2012). Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos – COMDEPHAASC (2011-2012) e representante da UFSCar no mesmo conselho desde 2013.

 Participaram da equipe em outras etapas:

Andressa Caroline Leonardo

Débora Esteves Baptista

Luciana Salazar Salgado