Lançamento da Rede Pontos de Cultura UFSCar – São Carlos

LANÇAMENTO

No sábado 19 de novembro, houve o lançamento da Rede Pontos de Cultura UFSCar – São Carlos, no auditório da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião. O evento teve início às 9h50 e deu as boas-vindas ao público com a música do artista Fábio Valentino, que trouxe influências do jazz e sonoridades instrumentais para aquela manhã.

Após a abertura, a mestre de cerimônia Carolina Almeida Prado convocou para compor a mesa o coordenador do projeto Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra, o representante da Pró-Reitoria da UFSCar e membro da equipe Renato Locilento, as professoras Carla Regina Silva e Luciana Salazar Salgado, e o representante da FAI (Fundação de Apoio Institucional) Diego Doimo.

O coordenador do projeto deu início às falas expressando sua alegria pelo lançamento de um projeto que, depois de um longo processo de concepção e tramitação, finalmente saiu do papel, superando mudanças institucionais diversas, imprevistos, tratativas de alta complexidade sobre recursos financeiros e burocráticos, e agora vai poder contribuir com a cultura no município de São Carlos.

No lançamento, os membros da equipe apresentaram os lineamentos dessa rede e explicitaram que o edital público é a ação disparadora do projeto, que selecionará 6 Planos de Trabalho, os quais, em sinergia, poderão desencadear outros projetos para fortalecer a cultura da cidade.

A Rede prevê, além desse edital:

 

  • um Fórum, que possibilitará encontros entre parceiros para visibilidade e ações;
  • um curso de gestão cultural, que focará na gestão de trabalhos e recursos, política cultural e financeira;
  • uma Mostra Cultural, que divulgará o trabalho e o processo do projeto;
  • um Mapeamento Cultural da cidade, que irá registrar comunidades culturais e setores de diversas idades;
  • e, por fim, um áudio livro e um livro impresso que reunirão registros do projeto.

 

Para concorrer ao edital, a entidade precisa configurar pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de finalidade cultural e estar exercendo atividades há pelo menos 3 anos na cidade.

As inscrições se iniciaram no sábado dia 19 e vão até 4 de janeiro. Nas palavras de Diego Doimo “o pessoal que estiver interessado terá um natal e um ano novo produtivo!”

O edital prevê desenvolvimento de planos de trabalho de 12 meses, e poderá ser prorrogado, conforme novas tratativas junto ao Ministério da Cultura. E, com êxito, poderá ser expandido envolvendo outros câmpus da UFSCar.

Ao final da apresentação, o público presente pôde fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o projeto. O encerramento foi às 11h40 e à tarde aconteceu uma breve oficina sobre o edital, que instruiu sobre quais instituições podem concorrer, como deve se organizar o Plano de Trabalho de cada instituição pleiteante, parcerias que podem ocorrer, e cuidados na prestação de contas.

 

IMG_7425 IMG_7398 IMG_7379 IMG_7473  IMG_7533 IMG_7488IMG_7498 IMG_7447