Plataforma para autodeclaração dos Pontos de Cultura

GT desenvolverá plataforma para autodeclaração dos Pontos de Cultura

28.4.2015 – 12:30

GT trabalha para lançar cadastro até o fim de maio (Foto: Equipe SCDC)
Uma das principais mudanças da Lei Cultura Viva, regulamentada no início deste mês, é a possibilidade de grupos e espaços culturais já atuantes em suas comunidades se autodeclararem Pontos de Cultura. Isso será possível até o fim de maio, quando será lançado o Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. No momento, o Ministério da Cultura (MinC) trabalha na criação da plataforma do cadastro, que contará com a participação de desenvolvedores de todo o Brasil.
Para desenvolver a plataforma, o MinC criou um Grupo de Trabalho, que conta com a participação das secretarias da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e de Articulação Institucional (SAI) e da Coordenação de Tecnologia da Informação (CGTI), além de representantes da sociedade civil.
O coordenador-geral da CGTI, Diego Aguilera, destaca a importância da participação de desenvolvedores da sociedade civil na criação da plataforma do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura.  “Essa construção participativa é uma oportunidade muito grande. É a primeira experiência de um portal em implementar uma política com participação de programadores do Brasil afora. Vamos criar uma nova política de desenvolvimento de ferramentas”, afirmou. “Vai ser um grande experimento. Temos segurança de que será um sucesso construir esse software de forma colaborativa”, completou.
A participação de desenvolvedores da sociedade civil será feita por meio da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub. Será realizado um chamamento público para que os programadores interessados possam colaborar.
“Os desafios são grandes, mas buscaremos trazer soluções inovadoras e autênticas para que consigamos ter um sistema que dialogue com a realidade da cultura do país”, afirmou Nitai Bezerra, também integrante do GT.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
***

Declare seu Ponto de Cultura