Cultura na UFSCar

A UFSCar mantém diversos projetos de cultura já consolidados, como o Cine UFSCar, com exibições semanais no Teatro Florestan Fernandes, fomentando o deleite artístico e o debate intelectual; a Biblioteca Comunitária, a maior do país com acervo variado e aberto a toda a comunidade; a Orquestra Experimental da UFSCar, reconhecida nacionalmente por sua excelência e experimentação; a Rádio UFSCar, única rádio universitária do país a operar com 100% com software livre; o Fórum de Debates, que há anos coloca em discussão temas relevantes da sociedade brasileira e latinoamericana, entre outros.

Em 2015, o Plano de Cultura da UFSCar

Após 13 reuniões e a participação intensa da comunidade universitária dos quatro campi da Universidade, o grupo de trabalho liderado pelo Coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) Wilson Alves-Bezerra concluiu a elaboração do Plano de Cultura da UFSCar, submetido ao edital Mais Cultura nas Universidades, lançado por meio de parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC).

Como noticiado anteriormente, o Plano foi construído coletivamente por servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes, em uma proposta pautada na valorização das características particulares dos projetos de Cultura já existentes na Instituição. O documento já registra a parceria com as prefeituras municipais das cidades no entorno dos campi da UFSCar, bem como a realização de Conferências de Cultura que deverão constituir um fórum permanente de debate sobre o tema.

Alves-Bezerra explica que as atividades foram pensadas de forma a fortalecer a formação, incubação e circulação de movimentos e equipamentos de Cultura. Esse ciclo pode ter início, por exemplo, no oferecimento de uma oficina, que possibilitará o mapeamento de grupos envolvidos com atividades culturais, que podem, por sua vez, ser incubados dentro da Universidade e integrar as conferências. “O objetivo é estimular a criação desse tipo de ciclo, que estabelece relações entre a Universidade e as cidades pelo viés da extensão. Esse esforço é importante também para avançarmos na discussão da política de Cultura da Universidade, uma vez que estamos sistematizando coletivamente as discussões”, avalia o Coordenador.

Dentre inúmeras outras ações, o Plano prevê a oferta de oportunidades de formação – como um curso de especialização em Gestão Cultural e um curso de aperfeiçoamento em Arte e Cultura para professores da rede pública de Educação Básica –; de criação e produção cultural – por meio do fomento a atividades de extensão no campo da Cultura e da construção de espaços de acolhimento e qualificação de artistas e grupos culturais locais, dentre outras iniciativas –; e de fruição, divulgação e circulação da produção cultural – com a concretização, por exemplo, da inserção da UFSCar em um “corredor cultural” de circulação de espetáculos entre as universidades federais. A íntegra da proposta encaminhada ao MinC pode ser conferida aqui.

Fonte: Blog da Reitoria